God Made the Queen

Murilo Kardia, colaborador da Rio Rock & Blues Club Magazine, conta sobre como conheceu a obra do Queen.


Por Murilo Kardia

Depois de uma década cheia de descobertas e revoluções musicais, os anos 60, o mundo começou a ver o nascimento (ou despertar) de uma série de grandes bandas.

Listar qual era a melhor, era tarefa quase impossível. Mas uma delas já vendeu até hoje, 300 milhões de discos no mundo todo! Mais um quarteto inglês: o QUEEN.

Fui apresentado ao trabalho da banda justamente pela sua obra-prima: “A Night at the Opera”. Tinha 16 anos e fui impactado pela qualidade, pressão de rock, composições originais, e muito carisma! Logo estava procurando saber mais e descobrindo discos maravilhosos de Freddie Mercury (voz e piano), Brian May (guitarra e vocal), John Deacon (baixo e vocal) e Roger Taylor (bateria e vocal).

Em 1985, a banda participou do primeiro Rock in Rio. Um fato curioso se deu nesse evento. O Queen fecharia a noite, mas antes o Whitesnake e o Iron Maiden (no meio da sua melhor turnê, a Powerslave Tour …O Iron fez um show impecável, e saíram do palco com o público em delirio. Bruce Dickinson declarou tempos depois: “A gente estava mandando muito bem. Sabíamos que o Queen viria depois, então demos nosso máximo. Na saída do palco pensei que havíamos criado um problema pra eles. Mas quando soaram os primeiros acordes, sentimos que ali estava uma banda imbatível. Simplesmente mágico!”

Infelizmente Freddie Mercury faleceu de AIDS em 1991. Um vocalista que unia voz, performance, composição, e um carisma absurdo. Um dos maiores nomes da história do rock. Com isso, John Deacon decidiu abandonar a carreira e viver no anonimato. Roger e Brian ficaram alguns anos pensando se seria possível voltar com novos integrantes. Paul Rodgers fez a voz por um tempo. Alguns baixistas ocuparam a vaga de Deacon.

Recentemente o Queen veio ao Brasil com Adam Lambert fazendo a voz. Vinte e cinco anos depois da morte de Freddie, o Queen fez um excelente show no Rock in Rio, mostrando o poder dos “dinossauros”.

Quer uma dica? Procure ouvir as músicas do Queen que não conhece. Você vai se surpreender se gostar de rock e hard rock de mestres! Afinal, God Made the Queen…pra você e pra mim!

*Murilo Kardia é baixista da Rio Rock & Blues Band e fã do Queen, em especial a fase 70`s.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *