História

O Rio Rock & Blues Club nasceu como uma confraria de amigos músicos e amantes da música no Rio de Janeiro com o objetivo de fortalecer a cena do blues e do rock na cidade. Sua fundação oficial foi em janeiro de 2005. Nessa época, a cena estava praticamente morta, não havia mais espaço para os músicos tocarem, praticamente todas as casas que abrigavam shows do estilo haviam fechado e não havia mais mídia e nem rádios para divulgar novos artistas. O destino parecia o esquecimento.

Entretanto um grupo de pessoas apaixonadas estava decidido a manter a cena viva. Esse grupo criou uma associação e passou a realizar eventos e um espaço na Barra da Tijuca que ficou conhecido pelo mesmo nome de Rio Rock & Blues. Nesse local aconteciam shows de blues e rock todos os fins de semana apresentando artistas consagrados dos estilos, mas também abrindo espaço para músicos amadores. O local virou cult na cidade e rapidamente fez fama.

Em 2008 a associação veio para a Lapa, o bairro mais boêmio da cidade e com vida cultural intensa e se instalou em um casarão. O berço do samba no Rio de Janeiro então ganhou sua primeira casa totalmente dedicada aos Blues e ao Rock. Em 2015 o casarão da Lapa mudou de sócios e passou se chamar Rock Experience. O Rio Rock & Blues então passou a se dedicar exclusivamente a promover eventos e incentivar a cena de blues e rock da cidade.

Hoje a cena de blues e rock no Rio de Janeiro está viva e repleta de espaços e casas que abrigam shows dos estilos. Novas bandas surgem todos os dias e novas produtoras se dedicam a criar eventos e lançar artistas. O Rock e o Blues estão vivos na cidade e devem muito do seu renascimento ao esforço e paixão desse grupo de amigos amantes da boa música que não deixou a chama se apagar definitivamente.  Vida longa ao Rock e ao Blues.